Ex-designer da Volkswagen mostra “Gol da Ford” e “Voyage que não existiu”

  • 1 de agosto de 2022
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Projetos até saíram do papel, mas nunca foram lançados por diferentes razões.

Luiz Alberto Veiga chefiou o departamento de design da Volkswagen no Brasil por muitos anos. Até por isso, conhece como poucos os projetos da fabricante alemã. Inclusive aqueles que nunca foram lançados, como o Voyage de segunda geração e o que seria o equivalente da Ford ao Gol.

Agora, anos após a aposentadoria, Veiga tem mostrado nas redes sociais um pouco dos bastidores dos estúdios de criação da Volkswagen. Depois de revelar como seria uma reestilização da Kombi em 1997, o designer mostrou mais algumas criações.

Uma delas é a proposta de um veículo compacto popular da Ford baseado no Volkswagen Gol. Na época, a marca norte-americana e a Volkswagen faziam parte de uma joint-venture, a Autolatina.

Na postagem, Veiga não detalha a data da criação do projeto, mas a imagem mostra que a placa fictícia do protótipo com o ano de 1996 – período entre a segunda e a terceira geração do Gol e um ano antes do lançamento do Ka no Brasil.

Segundo o designer, o projeto causou polêmicas dentro da empresa, inclusive ajudando a “acabar de vez com a Autolatina”. Veiga afirma que esse carro não estava previsto nos planos originais. Além disso, “como o mercado brasileiro tinha melhorado muito, não fazia mais sentido dois concorrentes estarem juntos brigando entre si, dentro de casa”.

Fato é que o “Gol da Ford” nunca existiu e a Autolatina, casamento entre Volkswagen e Ford, acabou em 1996.

De todo modo, o protótipo de compacto mostra um visual ousado para a época. O “popular” da Ford teria carroceria duas portas, traseira pronunciada e lanternas unidas por uma barra, elemento muito comum atualmente. As luzes traseiras inclusive lembram as do sedã Taurus da época.

Voyage II

Outro projeto que não foi adiante mas teve os bastidores revelados é o Voyage de segunda geração. Nesse caso, o insucesso pode ser creditado à uma disputa interna na Volkswagen.

Veiga conta que o desenvolvimento aconteceu de forma simultânea ao do Gol “bolinha”, no início dos anos 1990 e sem o conhecimento do chefe de design global da empresa, Hartmut Warkuss.

Após uma apresentação para a cúpula da empresa na Alemanha, o projeto causou desentendimentos entre dirigentes da Volkswagen e acabou cancelado. No lugar dele, a filial brasileira acabou optando pelo Polo Classic produzido na Argentina.

Fonte: Auto Esporte